Atuação em serviços especializados de engenharia, abrangendo implantação, recuperação e reforço de obras de arte especiais em estruturas de concreto e metálicas, troca de aparelhos de apoio, impermeabilização, concreto projetado e recuperação industrial.
O Controle Tecnológico do Concreto é um conjunto de diretrizes que visa atender rigorosamente às especificações estabelecidas nas normas técnicas e projetos. Esse controle é de extrema importância para certificar o desempenho e características do concreto garantindo a sua durabilidade atestando o padrão de qualidade. É a partir deste controle que se pode prever ou detectar "não conformidades" e viabilizar, caso necessário, intervenções corretivas nas estruturas em questão.
Principais Ensaios:
Recebimento, abatimento do tronco de cone e moldagem de corpos de prova
Resistência à compressão axial
Módulo de elasticidade
Tração na flexão em corpos de prova prismáticos
Dosagem racional de concreto
Caracterização de agregados
Extração de corpos de prova cilíndricos
Teor de ar em concreto fresco pelo método pressométrico
Absorção
Exsudação
Resistência à compressão em peças pré-moldadas para pavimentos intertravados
Resistência à compressão, análise dimensional e absorção em blocos de concreto
Controle de Solos
O controle tecnológico de solo é um processo abrangente e fundamental para garantir a qualidade e a segurança das obras civis e infraestruturas. Através da caracterização do solo, ensaios geotécnicos, amostragem, investigação geotécnica conforme as especificações normativas, é possível obter informações precisas e confiáveis para o projeto e construção de estruturas eficientes e seguras.
Principais Ensaios:
Granulometria por peneiramento e sedimentação
Compactação
Expansão
Índice suporte Califórnia (ISC/CBR)
Limites de Atterberg (LL, LP)
Massa específica dos grãos
Massa específica aparente
Compacidade relativa
Equivalente de areia
Permeabilidade a carga variável e constante
Massa específica aparente “in situ” pelo método do frasco de areia, cilindro de cravação e Hilf
Controle de Solos
O controle tecnológico de asfalto é feito através de ensaios onde são determinadas as características dos materiais e a resistência da mistura asfáltica, para garantir a qualidade e a durabilidade das vias e pavimentos. Reconhecemos a importância do asfalto na infraestrutura rodoviária e urbana, e é por isso que oferecemos análises precisas e confiáveis para assegurar o desempenho e a segurança de suas estruturas.
Principais Ensaios:
Determinação da resistência à tração por compressão diametral
Determinação da porcentagem de betume
Granulometria de agregados para asfalto
Estabilidade e fluência Marshall
Grau de compactação
Determinação da densidade aparente
Deflexões viga Benkelman
Ensaio de Agregados
Conhecer a qualidade dos agregados é de grande importância. Para que tenham um bom desempenho, os agregados necessitam ser avaliados e classificados como apropriados. Através de ensaios normatizados, é possível obter o controle das características do agregado para utilização nas diversas áreas de aplicação na construção civil.
Principais Ensaios:
Granulometria
Massa específica
Massa unitária
Material pulverulento
Torrões de argila
Impureza orgânica
Absorção
Umidade
Índice de forma
Inchamento de areia
Ensaio de Cimento
O cimento é um material de suma importância na construção civil e contém propriedades particulares que podem impactar diretamente as estruturas, com isso realizamos as verificações destas propriedades, conforme as diretrizes estabelecidas pela ABNT e/ou normas internacionais buscando conhecer suas características e quando necessário a adequação para uma utilização segura.
Principais Ensaios:
Tempos de pega
Área específica
Massa específica
Calda de cimento de injeção
Ensaio de Argamassa
As argamassas têm ampla utilização na construção civil, seja para assentamento, revestimento de estruturas, colagem de revestimentos, impermeabilização, reforços estruturais e demais finalidades para qual este produto é especificado. Temos por objetivo auxiliar no controle de qualidade das argamassas industrializadas e produzida na obra, para verificar suas características físicas e garantir o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas técnicas e projetos.
Principais Ensaios:
Resistência de aderência à tração em argamassa e cerâmica